Quanto maior a empresa, mais sobrecarregado o setor de telemarketing será, principalmente se a empresa for uma prestadora de serviço. Contudo, ainda que o seu negócio não tenha um fluxo de chamadas tão intenso, é muito importante operacionalizar o seu telemarketing da maneira mais inteligente possível. E quando falamos em operação inteligente, estamos falando de custo benefício e satisfação do cliente. É essencial para uma empresa de qualquer porte buscar uma solução receptiva para telemarketing que gere a otimização do trabalho do setor e um melhor gerenciamento das demandas.
A solução da qual estamos falando é formada pela URA, pelo CRM, pelo Call Back, pela Gravação de Voz e outras funcionalidades. A URA pode ser ativa ou receptiva. A ativa atua nas chamadas feitas pela empresa para os clientes e a receptiva nas chamadas feitas pelos clientes para a empresa, e é ela que iremos abordar neste texto. Em regra, a empresa recebe muito mais chamadas do que faz, o que torna a URA receptiva ainda mais necessária.
O que é a URA?
URA é uma sigla que significa unidade de resposta audível. Ela consiste em um sistema de som que atende a ligação quando a empresa a recebe. Ela apresenta opções ao cliente, coleta seus dados e interage com ele a fim de “compreender” melhor a sua demanda e direcioná-lo para o ramal mais adequado. Essa triagem realizada é responsável por proporcionar um melhor atendimento e também por torná-lo mais ágil e personalizado. Afinal, quando a chamada chega ao atendente, ele já possui um conhecimento prévio da situação em função das informações coletadas e apresentadas pelo CRM.
Em muitos momentos, a URA é capaz de solucionar demandas sem que a chamada chegue a um atendente, o que ajuda a diminuir a fila de espera e aumentar a agilidade do trabalho.
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