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Automatização e automação: qual a diferença entre ambos?

Ao contrário do que muitos pensam, automatização e automação não são a mesma coisa. Existem diferenças importantes entre os termos que fazem toda a diferença no planejamento estratégico de negócios.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 91% das organizações pretendem automatizar seus processos a fim de torná-los mais eficientes. Seja em tarefas de administração, seja na comunicação entre marca e consumidor.

Além disso, a Gartner Group prevê que 70% dos empreendimentos vão desenvolver uma estrutura automatizada até 2025. Isso equivale a 20% de crescimento em comparação com 2021.

Entretanto, as tecnologias que otimizam atividades corporativas devem ser divididas em dois grandes grupos: automatização e automação. Sobretudo, porque são soluções com funcionalidades ligeiramente diferentes.

Enquanto ferramentas de automatização auxiliam o trabalho de seus colaboradores, dispositivos de automação são capazes de substituí-lo praticamente por inteiro. Entenda abaixo!

Qual a diferença entre automatização e automação?

De fato, automatização e automação não são iguais. Apesar de serem parecidos, ambos representam formas diferentes de otimizar processos de um negócio, isto é, torná-los mais eficientes.

A automatização está relacionada a simplificar tarefas que dependem do trabalho dos colaboradores da empresa. Ou seja, ajuda a equipe a realizá-las com mais rapidez e precisão.

Funciona assim: as ferramentas de automatização ficam responsáveis por determinada função. No entanto, você tem que monitorá-los e ajustá-los quando necessário.

Por outro lado, automação se refere a usar inteligência tecnológica para substituir praticamente por inteiro um integrante da equipe em alguma atividade. Em poucas palavras, dispensa a intervenção humana.

Isso porque, dispositivos de automação conseguem aprender com o próprio desempenho e repetição. Eles mudam após erros para não cometê-los novamente quando voltam a executar o processo.

O ponto é: tanto a automatização quanto a automação melhoram consideravelmente os processos de administração ou comerciais de uma organização. Porém, o método utilizado não é o mesmo.

Principais aplicações da automatização e automação

Perceba que, a grande diferença entre automatização e automação está na capacidade de análise. Enquanto uma opção precisa ser ajustada, a outra se desenvolve sozinha.

As ferramentas de automatização só fazem exatamente o que foi programado de antemão. Assim, só mudam o funcionamento quando alguém ajusta suas configurações.

Em contrapartida, dispositivos de automação analisam por conta própria a tarefa que realizaram anteriormente. Então, tomam decisões e encontram as melhores maneiras de fazê-la eficazmente.

Para efeito de comparação, um ótimo exemplo são dois dos modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado: convencionais e inteligentes. Ambos cumprem o mesmo papel, só que possuem particularidades.

As opções mais antigas só mantêm o ambiente na temperatura programada. Já os aparelhos modernos, analisam vários fatores e decidem pelo funcionamento mais adequado para o contexto.

Contudo, as diferenças entre automação e automatização são ainda mais claras em suas respectivas aplicações. Logo abaixo, listamos as principais que os empreendimentos usam. Confira!

Automatização

Na maioria das vezes, ferramentas de automatização são usadas em tarefas repetitivas de uma empresa. Ou seja, naquelas atividades que não precisam de um conhecimento estratégico para serem executadas.

Por exemplo, você pode contratar um serviço para enviar e-mails a cada potencial cliente do negócio. Com isso, você poupa tempo e esforço dos colaboradores da equipe.

Do mesmo modo, é possível delegar a emissão da NFS dos seus clientes para uma plataforma específica. Então, direcionar a atenção do time àquilo que depende exclusivamente das habilidades humanas. 

Automação

Por sua vez, dispositivos de automação já são comumente usados em tarefas um pouco mais complexas. Especialmente, por conta da capacidade analítica das soluções.

Você pode, por exemplo, investir em tecnologias de automação para cadeia de suprimentos da empresa. Com isso, o controle sobre demandas, produção e estoque, será muito mais prático à equipe de colaboradores.

Elas não só vão reunir informações em um único lugar, mas também gerenciá-las em tempo real. Dessa forma, vários setores operacionais vão tomar decisões mais precisas às necessidades do negócio.

Automatização e automação: vale a pena investir em qual opção?

Provavelmente, você está se perguntando: “está bem, entendi as diferenças entre automatização e automação. Porém, vale a pena investir em qual das duas opções?”

A resposta é: depende. Às vezes, soluções de automatização vão funcionar melhor para otimizar determinados processos corporativos. Em outros momentos, recursos de automação vão ser a melhor alternativa.

Seja como for, a escolha ideal está estritamente ligada com o planejamento estratégico do negócio. Tudo depende de suas necessidades e preferências. Até porque, ambas as opções tem diversas vantagens, incluindo:

  • redução de erros humanos;
  • satisfação dos clientes;
  • melhor qualidade de produtos;
  • menos gastos;
  • retenção de talentos.

Sem contar que, você ainda pode unir o que há de melhor nos dois mundos. Ou seja, combinar os benefícios de cada opção para tornar diferentes setores da organização mais produtivos.

Conclusão

Por fim, a diferença entre automatização e automação é determinante para o planejamento estratégico do seu negócio. Principalmente, porque ajuda você a investir nas soluções certas para suas necessidades atuais.

Em alguns empreendimentos, ferramentas de automatização valem mais a pena para tornar determinada área mais eficiente. Já em outros, dispositivos de automação vão dar mais retorno.

De qualquer forma, a COMM pode te ajudar em ambas as otimizações de processos da sua empresa. Temos soluções avançadas em comunicação entre marca e consumidor capazes de alavancar seus resultados e relevância.

Afinal, estamos falando do maior ativo do negócio, não é? Por isso, disponibilizamos uma plataforma completa para você entregar a melhor experiência possível desde o primeiro contato com seus potenciais clientes.

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