Armazenar informações relevantes da empresa unicamente em um data center físico já é coisa do passado. Hoje em dia, a melhor forma de guardá-los e gerenciá-los é por meio da infraestrutura em nuvem.
Um estudo da IDC (International Data Corporation) aponta que investir em cloud computing é a prioridade dos grandes negócios no Brasil. Entre os 120 líderes entrevistados, 48% preferem a tecnologia para potencializar seus resultados.
Assim também, a pesquisa revela que 94% dos empreendimentos já usam soluções em nuvem em parte da infraestrutura de TI. Enquanto 52% vão mantê-la, 36% pretendem adicionar outros recursos de nuvem em seus processos até 2024.
Isso quer dizer que, a infraestrutura em nuvem está cada vez mais popular no mercado. Afinal, a opção propõe uma forma mais eficaz de guardar, gerenciar e proteger dados da empresa.
Em vez de instalações físicas próprias, você usa provedores espalhados por todo o mundo. Assim, o acesso, escalabilidade, custo e segurança das informações são incomparavelmente melhores. Entenda como funciona!
O que é infraestrutura em nuvem?
Em resumo, infraestrutura em nuvem é uma tecnologia que possibilita o acesso a arquivos e realização de determinadas tarefas de uma empresa diretamente na internet.
Diferente de data centers tradicionais, você visualiza e usa programas, documentos ou informações relevantes do negócio, por exemplo, sem ter que instalar absolutamente nada. Tudo acontece online.
Para isso, é preciso contratar o serviço de organizações que oferecem soluções em nuvem altamente confiáveis. Servidores, armazenamento, softwares, redes, segurança, entre outros.
Normalmente, o serviço de cloud computing funciona sob demanda. Ou seja, você só contrata o necessário para o momento atual do empreendimento. Então, não há com o que se preocupar em termos de previsibilidade.
Além disso, a nuvem contratada trabalha de três modos diferentes: público, privado e híbrido. Nesse sentido, atende diferentes necessidades e vontades de empreendimentos.
Em nuvens públicas, toda a infraestrutura, hardware e software fornecidos pertencem à organização, isto é, o provedor em questão continua sendo o proprietário.
Por outro lado, as privadas concentram as soluções adquiridas em um espaço particular. Já nos modelos híbridos, ambas as alternativas atuam juntas e complementam uma a outra.
Seja como for, a tecnologia é capaz de otimizar uma série de processos operacionais da empresa. Várias atividades se tornam mais eficientes, rápidas e seguras.
Qual é a importância da infraestrutura em nuvem para suas operações?
Mas então, qual é a importância da infraestrutura em nuvem para suas operações? O que a inovação traz de vantagens para os processos operacionais do negócio em comparação com data centers tradicionais? Confira!
Fácil acesso
Primeiramente, um dos benefícios mais claros da infraestrutura em nuvem é a facilidade de acesso. A tecnologia acompanha a dinâmica intensa de trabalho dos colaboradores da empresa.
Isso porque, cada integrante da equipe não tem que ir necessariamente até o data center físico da empresa para acessar determinada função ou visualizar alguma informação relevante, por exemplo.
Se estiverem conectados à internet, é possível fazê-lo de qualquer dispositivo ou até mesmo de qualquer lugar. Uma vez que, diferentes recursos e dados estão salvos na nuvem.
Dessa forma, a inovação simplifica a rotina de vários departamentos. Até porque, o tempo e esforço para conversarem entre si também é consideravelmente reduzido.
Flexibilidade
A flexibilidade é outra grande vantagem da infraestrutura em nuvem. O serviço contratado é sob demanda. Então, você pode ajustá-lo a qualquer momento de acordo com o momento da empresa.
Em picos de demanda, por exemplo, rapidamente você consegue provisionar novos recursos para sua equipe de colaboradores. Mesmo sem ter previsto o cenário anteriormente.
Do mesmo modo, você tem a opção de limitar a capacidade de recursos do negócio quando a atividade diminui. Inclusive, há opções de computação em nuvem que retiram automaticamente funções não usadas durante algum tempo.
Redução de custos
Ainda sobre a flexibilidade das soluções em nuvem, existe uma redução de custos considerável no negócio quando você contrata o serviço. Sobretudo, porque a inovação transforma despesas fixas em variáveis.
Todas as tarefas são realizadas a partir de servidores remotos. Assim, não é preciso investir altas quantias em um hardware potente para deixar diferentes setores do empreendimento funcionando em harmonia.
Além disso, o serviço de computação em nuvem segue um modelo de pagamento por uso. Em outras palavras, as empresas só pagam por aquilo que consomem.
Isso não apenas reduz a pressão sobre os orçamentos de capital, mas também oferece às empresas a capacidade de otimizar seus gastos operacionais e evitar desperdícios.
Segurança
Certamente, uma das melhores vantagens da infraestrutura em nuvem é o fortalecimento do nível de segurança. Provedores de confiança investem em medidas avançadas de segurança para proteger os dados dos usuários, como:
- criptografia em trânsito ou repouso;
- controle de acesso rigoroso;
- monitoramento contínuo.
Assim também, organizações que oferecem soluções apresentam certificações de conformidade. Desse modo, demonstram o compromisso de seguir à risca os padrões de segurança da informação pré-estabelecidos.
Sem contar que, há protocolos de recuperação de desastres altamente eficientes em serviços de cloud computing. Portanto, a proteção dos dados é robusta contra qualquer tipo de ameaça.
Marketing e vendas
Por último, mas não menos importante, a nuvem ainda faz toda a diferença em ações de marketing e vendas da empresa. Especialmente, no que diz respeito à relação entre marca e consumidor.
Você pode, por exemplo, aproveitar os recursos de análise avançada de dados do serviço de cloud computing para entender melhor o comportamento de potenciais clientes junto à equipe de colaboradores.
Outra possibilidade é usar a escalabilidade sob demanda para lidar com picos de tráfego em campanhas promocionais. Com isso, você pode atender seus leads com excelência durante a jornada de compra.
A propósito, algumas opções de infraestrutura em nuvem disponibilizam plataformas de gestão de comunicação em vários canais, a exemplo de chat, e-mail e redes sociais. Então, melhora ainda mais a experiência dos leads.
Principais tipos de infraestrutura em nuvem
Entretanto, o serviço de infraestrutura em nuvem não tem somente um único tipo de funcionamento. Na verdade, existem três formas de aproveitar todos os benefícios da tecnologia. Conheça!
SaaS
SaaS (Software como serviço) é um dos tipos de serviços de computação em nuvem mais usados pelas empresas. Entre as características fundamentais da opção, está a facilidade de acesso.
É possível usar todos os softwares que a empresa precisa por meio de um simples navegador da internet. Assim, não é necessário instalar aplicativos em uma máquina específica, pois a nuvem fica disponível em qualquer dispositivo.
IaaS
Por sua vez, o IaaS (Infraestrutura como serviço) se destaca por oferecer apenas recursos necessários a cada negócio. Dessa maneira, você tem um serviço completo sob demanda capaz de reduzir gastos e potencializar resultados.
Isso acontece porque você compra ou aluga espaço em disco do provedor. Então, controla sistema operacional, aplicativos e configurações de uma infraestrutura virtualizada.
PaaS
Já no PaaS (Plataforma como serviço), o empreendimento aluga diferentes serviços de nuvem oferecidos pelo IaaS. Servidor, armazenamento, rede, sistema operacionais, entre outros.
Neste caso, porém, a vantagem é que você tem maior capacidade de personalização. O que faz a opção ser a mais indicada para o desenvolvimento e gestão de aplicações.
Archpelago Cloud: a infraestrutura em nuvem ideal para potencializar seus resultados
Enfim, a infraestrutura em nuvem é uma excelente opção para empresas de diferentes portes. Desde que, você invista no serviço mais adequado para suas necessidades e vontades.
De fato, grande parte dos empreendimentos ainda usam data centers tradicionais para organizar suas ações. No entanto, depender exclusivamente disso não é a escolha mais inteligente.
Atualmente, é muito melhor guardar e gerenciar recursos por meio de uma infraestrutura em nuvem. Uma vez que, a inovação proporciona uma série de vantagens, incluindo:
- fácil acesso;
- flexibilidade;
- redução de custos;
- mais segurança;
- otimização de ações de marketing e vendas.
Para isso, o provedor ideal para sua empresa é o Archpelago Cloud da COMM. Em uma única plataforma, temos todas as ferramentas que você precisa para conquistar resultados expressivos.
Transformamos a estratégia comercial de negócios com vários recursos que tornam a comunicação entre marca e consumidor altamente eficiente, a exemplo de omnichannel, CRM, chatbot e muito mais.
Então, potencialize suas vendas o quanto antes com o Archpelago Cloud. Se você ainda não investe em soluções em nuvem, acredite: a concorrência já faz isso para conquistar seus potenciais clientes.