Nos dias de hoje, uma Companhia tem que buscar ser 100% Digital. Isso começa nos processos e serviços que deveriam estar mapeados e devidamente estruturados, endereçando todas as etapas da atividade, desde a análise até a seleção das atividades. Todo projeto pode ser desenvolvidos e também planejado de forma digital. Existem hoje diversos tipos de ferramentas para que isso seja feito. De outro lado também, o relacionamento com os clientes, tem início muito antes da vendas serem concluídas, e poderá ser todo monitorado até sua entrega final, se estendendo para a fase de assistência técnica ou pós venda. A tecnologia deveria estar presente nos princípios basilares das empresas, que pavimenta o caminho para sua identidade corporativa.
Os pilares de gestão considerados para uma empresa se tornar 100% digital são os processos, os métodos, as ferramentas de ponta e a comunicação. É importante salientar, que o alinhamento desses pilares de gestão, principalmente com relação ao uso de “ferramentas de ponta”, necessitam ser parte da visão da empresa. Precisamos esclarecer que tecnologia, processos e serviços, deverão ser perfeitamente integrados entre si, desde sua concepção, passando pela desenvolvimento e produção, isso depois também tratado pelo processo de vendas, e não termina por aí, pois os resultados colhidos em cada fase, integram parte de um ciclo virtuoso de aprimoramento contínuo que atende os princípios da qualidade de deming representados na metodologia PDCA.
Para uma empresa ser 100% digital, necessita percorrer todas essas fases, tendo na sua concepção o entendimento da importância do uso de tecnologias digitais no core business do seu negócio, que se irradia por todos os departamentos da organização. Isso aprimora a experiência do consumidor que usufrui de experiências digitais mais fáceis, intuitivas e atraentes antecipando a jornada desejada através de ofertas totalmente aderentes ao seu interesse.
Vemos como importante os módulos abaixo, para que uma empresa se torne 100% digital:
1. Intelligent Building: Responsável pelo uso de modernas tecnologias para modelagem e acompanhamento, que permitem tanto a mitigação de riscos quanto otimização de custos.
2. Marketing Intelligence: Responsável pelo uso de ferramentas que visam a avaliação do perfil do consumidor para os produtos ofertados.
3. CRM – Customer Relationship Management: A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Em sua essência ou em conceito, o CRM é uma estratégia de negócio com o foco no cliente.
4. Omnichannel: É uma tecnologia que permite aplicação de uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e off-line, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Fazem parte da solução: canais de voz URA – Unidade de Resposta Audível ou Agente Virtual, SMS e digitais como chatbots, WhatsApp, voiceBots, websites, Landing pages e outros. Todas as interações são controladas em uma única plataforma garantindo total controle da jornada do cliente, potencializado a abordagem efetiva em decorrência de uma melhor experiência do usuário.
5. Lead Generation: Responsável pela geração de leads qualificados para atuação dos canais de vendas.
6. Lead & Sales Management: Responsável pelo controle dos leads gerados, dos canais de vendas e das vendas em andamento e efetivadas. Tem como ferramentas o Workflow de Vendas.
7. RA (Realidade Aumentada): Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR), a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro.
8. Data Lake: É um grande repositório de dados, de fácil acesso e de relativo baixo custo para dados estruturados e não estruturados.
9. Dataware House: É um depósito de dados digitais estruturado que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a incorporadora, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
10. Big Data: É um conjunto de ferramentas capaz de receber um grande volume e variedade de dados não estruturados.
11. Data Mining: Consiste em uma funcionalidade que agrega e organiza dados encontrando em padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes.
12. IA (Inteligência Artificial): É um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, a capacidade de ser inteligente.
13. Machine Learning: Também faz parte do conceito de inteligência artificial, que estuda meios para que máquinas possam realizar tarefas que seriam executadas por pessoas.
14. RPA: Robotic Process Automation (RPA), é uma forma de tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software (bots), reduzindo a necessidade de intervenção humana.
15. APP: É um aplicativo mobile disponibilizada pelas lojas de aplicativos. Ele é disponibilizado na canais versões, que possui o canal de vendas, onde viabiliza o cadastramento, admissão e acompanhamento das oportunidades pelos canais e clientes, que possibilita o cliente acessar qualquer tipo de necessidade.
Cada um dos módulos acima, compõem diferentes tecnologias que podem ser aplicadas em um ou mais módulos. Essas tecnologias são habilitadas a partir de serviços fornecidos por nuvens públicas, sendo que para potencializar uma determinada solução, poderão ser adotadas serviços de diferentes nuvens, com conceito multicloud, procurando escalabilidade, eficiência e melhor custo benefício. Análise preditiva e arquitetura de micros serviços utilizada, permitem que a companhia se enquadre como uma organização digitalmente competitiva, pois tem a capacidade de transformar rapidamente os desejos e feedback dos clientes em soluções de negócios úteis e lucrativos.