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Primeiro Milhão: inteligência de negócios contribuindo nessa jornada

É com muito orgulho que compartilho com vocês que, esta semana, a Martech TIncDig (Tectus Incorporadora Digital) gerou seu primeiro milhão de reais em vendas ainda em sua composição inicial para análise do MVP (Minimum Viable Product). Este fato me fez reavaliar a pergunta que sempre vem à tona:

 Quanto vale a inteligência de um negócio?

Não é de hoje que a sigla “BI”, ou mesmo o termo Business Intelligence, vem sendo repetido inúmeras vezes por executivos e empresários de diversos setores, com destaque para os negócios em que há conexão direta com tecnologia aplicada, mas afinal, como podemos definir esta metodologia?

O termo, que em português quer dizer “Inteligência de Negócios”, surgiu pela primeira vez em 1989 quando Howard Dresner, fellow pesquisador do Gartner Group, o definiu como um termo “guarda chuva” que descreve conceitos e métodos capazes de elevar o potencial de tomada de decisões em negócios, baseando-se em fatos. Segundo seu precursor, os fatores abarcados pelo termo devem ser fluidos em relação à mudança constante e às tendências que movem o cenário tecnológico. De fato, bastante coisa mudou no mundo de 1989 até 2021, porém, a máxima de que decisões baseadas em fatos (dados) são um caminho promissor para o sucesso em negócios continua como espinha dorsal, perseguida como o Santo Graal pelos tomadores de decisões focados em obter resultados sólidos, por vias que vão muito além de opiniões e intuições.

O valor de uma jornada e seus múltiplos ecossistemas

Para falar um pouco melhor sobre Inteligência de Negócios, ou até mesmo inteligência em negócios, precisamos falar um pouco sobre o termo DSS – Decision Support System (Sistema de Suporte à Decisão). Imaginem o quanto é complexo tomar decisões em negócios que movimentam importâncias na casa dos milhões, e têm como sócios, diretores e conselheiros uma quantidade relevante de indivíduos, influenciadores e tomadores de decisão, que apesar de dividirem expectativas e anseios, também trazem consigo suas perspectivas pessoais e personalidades para contribuir com os processos estratégicos. Para que tudo isso funcione e sejam tomadas as ações necessárias, no tempo necessário, são utilizados os DSSs. Podemos considerar que o Business Intelligence é um dos mais assertivos sistemas de apoio à tomada de decisão, uma vez que tal metodologia utiliza o máximo espectro da captura de dados estruturados cruzando e equacionando-os através de Machine Learning.

“O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.” Fonte – SAS 2021 

Resumindo, para praticar a inteligência de negócio é preciso seguir as seguintes etapas: coletar dados; integrá-los; armazenar; processar e, finalmente, preparar os demonstrativos de forma visual e intuitiva, para facilitar a leitura de cenários estabelecidos ou até mesmo, prevê-los. 

Como a inteligência de negócio fez com que o nosso MVP chegasse ao primeiro milhão?

Não é a primeira vez que falo por aqui sobre a inovação e tecnologia em negócios imobiliários, e acredito que seja muito importante dividir com vocês como a TincDig atingiu o resultado de R$ 1Mi em vendas, nos nossos primeiros meses de atuação, através das metodologias de inteligência de negócios aplicadas aos mais simples de nossos produtos. 

A Tectus Incorporadora Digital (TIncDig) é uma Martech que tem como objetivo principal encontrar as melhores oportunidades, por meio de insights transformadores, para o desenvolvimento de novas incorporações e recomendações aos seus clientes, visando a aquisição e/ou investimento em imóveis e terrenos para futuros empreendimentos. Para isso, utiliza o “estado da arte” do mundo digital, como a metodologia BIM de planejamento das construções, Data Lake, Geolocalização, Agentes Virtuais, BI, Machine Learning e Omnichannel associados com a tecnologia IA em nuvem.

A TIncDig é fruto de uma parceria entre a Tectus e a Comm Solutions, empresas apaixonadas pela resolução de problemas complexos, que decidiram unir a expertise do mercado imobiliário com todo o potencial existente na abordagem omnichannel orientada a dados, prática da Comm Solutions há mais de 25 anos. 

Veja abaixo o resultado da nossa ferramenta de georreferenciamento, que destaca os leads (pontos azuis), as áreas de interesse para aquisição de imóveis (pontos amarelos) e também empreendimentos em processo de construção (círculos vermelhos). Tal ferramenta tem contribuição direta nos fatores de VSO – Vendas Sobre Oferta – e otimização do Landing Mastering – processo de otimização do Landing Bankque torna possível a aquisição inteligente de áreas para construções futuras. (Aprofundamos estes conceitos na seção seguinte). 

Recorte da região Sul e parte da Sudeste:  

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Situação em Guaíra – PR (Região do empreendimento Solar do Bosque):

 Quais são os elementos essenciais que possibilitam o sucesso da TincDig?  

1. Intelligent Building

Módulo responsável pelo uso de modernas tecnologias para modelagem e acompanhamento das obras, que permitem tanto a mitigação de riscos quanto a otimização de custos referentes às obras. Além disso, fornecem informações digitalizadas durante o processo de concepção da obra, e ferramentas fundamentais a serem utilizadas pelas equipes de marketing e vendas, pois viabilizam experiências 3D através da Realidade Virtual e Aumentada. 

2. Marketing Intelligence

Módulo responsável pelo uso de ferramentas que visam a avaliação do perfil do consumidor para os produtos ofertados pela Incorporadora Digital. Suas ferramentas, além da análise, permitem a criação de campanhas digitais e físicas com o máximo de abrangência e controle sobre os públicos a serem abordados. O CRM é uma ferramenta de uso massivo pelo Marketing Intelligence que é responsável pela alimentação, higienização e enriquecimento das bases de dados. 

3. Lead Generation

Módulo responsável pela geração de leads qualificados para atuação dos canais de vendas. Através das ferramentas disponibilizadas por este módulo, ocorre o contato com os clientes e prospects, por diferentes canais de comunicação ativos e receptivos, permitindo com eficiência a melhor experiência para o usuário. Através destas ferramentas são gerados os Hot Leads e os Best Leads, que são encaminhados para os canais com grande probabilidade de fechamento da venda.

4. Lead & Sales Management

Módulo responsável pelo controle dos leads gerados, dos canais de vendas e das vendas em andamento e efetivadas. Tem como ferramentas o Workflow de Vendas, que recebe os leads e os distribui para os canais cadastrados. Através deste processo é feito o acompanhamento e controle das interações dos canais com prospects e clientes. Eles são apresentados digitalmente através da análise do perfil do cliente com as habilidades e score do canal mais adequado para realizar aquele atendimento. As bases do ChRM ou CRM para Canais é alimentado, higienizado e pontuado por este módulo, seja por resultado das interações de vendas com os clientes ou através de interações com sites oficiais que auxiliam na qualificação dos canais.

5. Landing Master

Módulo responsável por decisões referentes ao apoio na decisão de aquisição de terrenos, loteamentos e/ou participação em empreendimentos imobiliários definidos por outras incorporadoras. As ferramentas deste módulo consideram para sua análise, todos os dados e informações coletadas pelos demais módulos da plataforma e outras informações externas do mercado financeiro, imobiliário e de trabalho. 

O que aprendemos até aqui

Uma das mais importantes conclusões que a TincDig chegou ainda no seu MVP foi que avançando no uso da Inteligência do Negócio, aplicando ferramentas e conceitos de Machine Learning é possível entender de forma muito mais assertiva onde devemos aplicar esforços e recursos financeiros de forma a acelerar o retorno. Com estas tecnologias, as decisões deixaram de ser tomadas baseadas em números absolutos, analisados isoladamente, que comumente geram informações distorcidas e que reduzem fortemente a velocidade de crescimento do negócio. Baseado nesta visão, termino este texto com uma questão ainda a ser explorada pela TIncDig: Onde a Inteligência de Negócio, com toda tecnologia e processos que ela encerra, será mais relevante? Na venda dos imóveis ou no processo decisório de aquisição dos terrenos (Landing Bank), onde serão realizadas as próximas incorporações imobiliárias?

Quer saber mais sobre a TincDig? Conheça o nosso site e não deixe de conferir a experiência de realidade virtual que possibilita visitas imersivas em nossos empreendimentos! Acessem: tincdig.com.br

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